sábado, 15 de dezembro de 2012

Relações delicadas

Sábado,tarde tranquila,pertinho do Natal... Natal lembra união,família... por isso lembrei de duas histórias de Graziela Bozano Hetzel: "O LOBO" e "A CRISTALEIRA". Ambas são lindas,emocionantes e me fazem chorar. Em postagens anteriores falei que criança também pode sofrer,ter problemas e essas duas histórias mostram exatamente isso.


Em "O LOBO", ilustrado por Elisabeth Teixeira (Editora Manati), Graziela conta a história da menina Lilia. O pai de Lilia lia para ela todas as noites, até que um dia ele não chegou para continuar a história. A menina ficou esperando.Passou o verão,chegou o inverno e ela sempre com a página aberta exatamente onde seu pai havia parado.Deveriam continuar a leitura juntos. Ele não voltou, mas ela iria a seu encontro. Na bagagem só poderia levar o essencial, por isso escolheu levar o livro.
História bonita, comovente. Mostra o sofrimento de uma criança com a ausência do pai,que é retirado repentinamente da família. O livro era a ponte na relação da menina com o pai, onde ela guardava todas as lembranças do tempo em que estiveram juntos e depositava toda a esperança para o momento de um dia reencontrá-lo.

No livro "A CRISTALEIRA"(Ediouro), Graziela narra a história da menina Marina. O livro é rico em detalhes com ilustrações perfeitas de Roger Mello,que atualmente ilustra com um estilo completamente diferente,mas também fabuloso! O texto e as ilustrações nos envolvem completamente no drama de Marina, que vive em um ambiente de brigas e separação dos pais. O aconchego ela encontra na casa da avó. A cristaleira da avó é seu refúgio,onde ela aprecia aqueles objetos antigos e bonitos e sonha com uma vida melhor.Ali Marina dança e sonha. A avó transmite carinho,amizade e compartilha histórias. É linda a amizade entre a avó e a neta!Ali elas sonham,vivem e cuidam uma da outra. Os desenhos descrevem exatamente a casa da avó e casa de avó é sempre muito especial, com um toque especial que só as avós sabem dar.



E por falar em livro que emociona aproveito para indicar "AS TRÊS CARTAS DE MARCO", de Elizabeth Silance Ballard, tradução de Heloisa Prieto, ilustrações de Marie Flusin Simon. Editora FTD.
Mais um livro que mostra que criança também sofre. Conta a história do menino Marco,que perde a mãe e não tem quem o ajude nas tarefas escolares. História baseada em um fato real e na metade do livro já começo a chorar,sempre. As ilustrações são lindas! A história é comovente e narra a delicada relação da professora Dalva com o aluno Marco. Mostra como muitas vezes as pessoas são preconceituosas e julgam por aparência. A resistência humana em aceitar as diferenças. A professora Dalva sofre por ter rejeitado aquele aluno e fica feliz quando tem a oportunidade de ajudá-lo.
Livro ótimo para ser trabalhado em encontros pedagógicos, para uma reflexão de como estamos tratando nossos alunos.
A professora resiste a uma aproximação de Marco, até que na festa de Natal tudo se transforma. O Natal é mágico! É renascimento! É tempo de paz! Com a proximidade do Natal acho oportuna a indicação desta história. Marco lutou,cresceu e venceu junto com a professora Dalva,que mesmo estando longe estava sempre por perto através das palavras.

É isso! Mesmo estando longe podemos estar perto através das palavras e da leitura.
Bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário