quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

A revolução das princesas

Hoje quero falar das princesas. Mas não de qualquer princesa. Quero falar de algumas princesas que revolucionaram a literatura infantil!



Em 2008 o escritor Ilan Brenman lançou um livro que nos revelou um grande segredo: "ATÉ AS PRINCESAS SOLTAM PUM", (Brinque-Book). Pronto,o reino encantado nunca mais foi o mesmo! Porque agora elas não são conhecidas apenas por serem bonitinhas, perfeitas e felizes. Elas também soltam pum e isso é fabuloso! Viva o politicamente incorreto!!! As ilustrações da Ionit Zilberman são lindas! Já li essa história para muitas crianças e todas ficaram surpresas ao descobrirem que as princesas são tão normais quanto nós.

Por falar em Ilan Brenman li recentemente o livro "A SENHORA VERDADE E A DONA HISTÓRIA",ilustrações de Laura Michell. Editora Tordesilhinhas. Trata-se de um  reconto do misticismo islâmico.
A verdade se apresentava nua,era bela e queria se aproximar das pessoas, mas por estar despida foi rejeitada. Encontrou com a história,que andava coberta e enfeitada. As duas conversaram e encontraram um meio da verdade se aproximar...
Já ouvi o Ilan contando essa história e tanto lendo quanto ouvindo tem o mesmo encanto! As ilustrações são belíssimas! Bastante alegres,dão um toque especial ao conto delicado.

Mas voltando às princesas...
Outra princesa que gosto é a que mora no livro "A PRINCESA QUE TUDO SABIA,MENOS UMA COISA",de Rosane Pamplona, com ilustrações de Dino Bernardi Junior, também da Brinque-Book.
O rei, queria arrumar um noivo para sua filha,a princesa, mas ela não queira e por isso impôs uma condição aos pretendentes: deveriam perguntar-lhe algo no qual ela não soubesse a resposta. A tarefa era tão difícil,pois ela sabia de tudo!
Livro delicioso, repleto de charadas. As crianças ficam atentas para saber o que ela não sabe e o final é surpreendente. Nunca imaginei que ela não soubesse aquilo!!!rsrs 

E por último indico mais uma princesa interessante no reino da literatura: "A PRINCESA QUE ESCOLHIA", de Ana Maria Machado, ilustrações de Mariana Massarani (Ed. Alfaguara).
 Ela nunca havia escolhido nada,concordava com tudo e com todos, até que um dia descobre que pode falar não. Foi uma revolução no reino! Onde já se viu a princesa certinha e boazinha contrariar alguém?! Seu pai, o rei, logo ordenou que a trancassem na torre mais alta do castelo, mas nem desconfiava que,na verdade aquilo lhe faria muito bem...  É uma história longa, mas prende a atenção do leitor e dos ouvintes. Gosto muito! Sempre indico lá na biblioteca.

Para encerrar indico o programa TV Piá, da TV Brasil exibido no dia 09/12/2012, onde crianças falaram sobre literatura. Imperdível!
Bjokas.

Um comentário:

  1. Silvia, adoro seu blog!!Ótimas indicações!!
    Quero muito ler o livro:A senhora verdade...Deve ser muito legal!

    ResponderExcluir