sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Dois presentes: Tom e Entre Nuvens

É muito bom ver pessoas queridas fazendo sucesso e tendo o trabalho reconhecido. Tenho muito orgulho de meus amigos e um deles é o queridíssimo ilustrador e escritor André Neves. No dia 31 de dezembro ele faz aniversário e decidi homenageá-lo com a última postagem do ano, pois,nos últimos meses presenteou o público com dois livros maravilhosos : TOM ( Projeto) e ENTRE NUVENS (Brinque-Book) que já estão na listagem do Estadinho entre os 50 melhores livros do ano.Por sinal a listagem está ótima! Tem outros escritores queridos também na relação: BOCEJO de Ilan Brenman e Renato Moriconi (Cia. das Letrinhas); ABRAPRACABRA,de Fernando Vilela (Brinque-Book), entre outros.
Confira a listagem do Estadinho



TOM

No dia 15 de novembro de 2012 inaugurei o blog comentando o quanto o livro TOM, de André Neves, Editora Projeto havia me emocionado. Hoje finalmente estarei falando sobre o livro.
No dia 10 de outubro de 2012 tive o privilégio de assistir a palestra de lançamento do livro, onde o autor falou sobre a exposição Tom / o imaginário da paleta à letra,que ficou em cartaz no Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (Porto Alegre),com muito sucesso.

Lançamento de Tom - Casa da Leitura - RJ
 Momento único em que André explicou a origem da obra e como foi a elaboração do trabalho.
 A ideia do livro surgiu a partir de uma experiência pessoal do autor.

Tom não se importa, não se envolve. O irmão quer saber onde ele guarda seus sonhos...
Livro profundo,poético. Me fez descobrir que tenho um TOM dentro de mim. Tom pode ser cada um de nós. Comecei a refletir em tantas vezes que sinto necessidade de ficar sozinha em meu cantinho ou quando estou muito feliz e começo a dançar feito o Tom. Esse livro me deu uma sensação de liberdade.
Lendo a história com minha filha, de 10 anos, ela logo percebeu que Tom era diferente,era especial. Sempre que possível ofereço o livro para pessoas de diferentes idades e observo a reação após a leitura. Está comprovado: Tom é um livro de muitas emoções. As pessoas ficam maravilhadas!
Missão especial: entregar o cartão confeccionado pelos alunos do 3º ano
A editora Projeto lançou o livro em duas versões, com suplemento e sem suplemento. O suplemento desvenda a alma do autor. Peço licença para citar um pedacinho que apelidei de declaração de amor aos livros:

"LIVRO
Quando estamos assim,
Juntinhos, em companhia um do outro,sinto-me realmente grato
ao bem que você me faz" (André Neves)

ENTRE NUVENS
 Fiquei encantada com este livro desde o dia em que o vi no blog do André Neves na versão italiana. Confabulando imagens


versão italiana
versão brasileira
Imediatamente enviei-lhe um e-mail perguntado o que havia além daquelas nuvens e que eu gostaria de ver, pois a capa estava linda! Tamanha foi minha alegria quando ele respondeu que o livro sairia também no Brasil pela Brinque-Book. Meses se passaram e finalmente o livro chegou em minhas mãos! Ufa! E valeu a pena esperar!
A cena da menina carregando a escada é linda demais! Sabe criança curiosa que vai subir para espiar? E lá vai ela com a escada debaixo do braço,acompanhada por um passarinho que pegou carona...
" Ah! Se pudesse, teria uma nuvem só para si" pág. 9
Dá vontade de entrar no livro, pois a cidade é muito bonita!
O menino morava na montanha mais alta, estava bem pertinho do céu, mas não dava a menor importância.
A menina subiu a montanha, encostou a escada na casa do menino e subiu para pegar uma nuvem.
O menino preparou um presente.
Em todos os livros de André Neves têm uma página que mais gosto e nesse livro é a página do presente do menino: um balão feito com lençóis costurados. Delicadeza e sensibilidade, marca registrada do artista.
Me faz lembrar as vacas voando de balão no livro MARGARIDA, dele também, pela editora Abacatte.

 Vacas voando em MARGARIDA

A menina voa. Eu vôo com ela. Ela passeia entre as nuvens, os pássaros voam ao redor. A felicidade faz chover colorido. Chuva já é deliciosa imagine colorida!
 A menina traz a alegria de volta à cidade, onde até hoje as pessoas olham para o céu esperando que coisas boas apareçam entre as nuvens.
Em 2013 pretendo trabalhar bastante este livro. As crianças vão gostar! Escada, nuvens, crianças,sonhos... combinação perfeita!
E assim encerro as postagens deste ano, desejando a todos um Feliz Natal, muitas felicidades e um Ano Novo com leituras interessantes de livro e de vida. Que possamos abrir os olhos, a mente e coração para coisas boas. Obrigada por visitarem meu blog. Obrigada aos autores e ilustradores que nos presenteiam o ano todo com suas obras maravilhosas.
Bjkocas emocionadas!!
Retificando: André Neves não faz aniversário no dia 31 de dezembro,mas sim no dia 31 de outubro. Mas valeu a homenagem.



Um comentário:

  1. Linda homenagem! O André realmente merece! Trabalho fascinante!!!!! E adorei seu blog! - Renata Cristina (criadora da página do André no Facebook)

    ResponderExcluir