domingo, 2 de dezembro de 2012

"Menino tem olhos novos e coração descansado"


Dia ensolarado. Enquanto aproveitava a praia resolvi observar o comportamento das pessoas e cheguei a conclusão que nós,os adultos, não sabemos aproveitar a vida! Estamos sempre tensos e apreensivos, enquanto as crianças são livres e curtem todos os momentos.
Lembrei do livro FIQUE LONGE DA ÁGUA,SHIRLEY!, de John Burningham, editora Cosac Naify.
O livro conta a história da menina Shirley,que vai à praia com seus pais. Os pais ficam o tempo todo atentos aos movimentos da menina. Gritam, controlam e sem perceber, não aproveitam o passeio. Enquanto isso,Shirley aproveita tudo mergulhada em seu universo infantil. As ilustrações mostram muito bem essa diferença de mundos: o mundo adulto é básico, sem graça e chato enquanto o mundo infantil é colorido,dinâmico,fantasioso. 
Outro livro do autor que também mostra muito bem essa diferença é HORA DE SAIR DA BANHEIRA SHIRLEY! Editora Cosac Naify. Quem tem filhos sabe como é difícil colocar uma criança no banho, mas a tarefa de tirá-los do chuveiro é muito mais trabalhosa. Esse livro fala disso. Os pais mandam sair, mas sair porque se ela está vivendo tantas aventuras? E os pais continuam no mundinho sem graça, enquanto Shirley viaja. Uma delícia!


Sempre que vou à praia levo um livro na bolsa e hoje havia levado "ONDE TEM BRUXA TEM FADA...", do saudoso Bartolomeu Campos de Queirós. Editora Moderna. 
Coincidência ou não esse texto narra a diferença do mundo das crianças e do mundo dos adultos. A fada vem à terra para realizar sonhos, mas as pessoas tem os corações tão endurecidos que não se permitem sonhar, nem as crianças, que já estavam acostumadas a viver no mundo dos adultos. Até que um dia tudo se transforma e as crianças começam a viver como crianças... História linda que fala de esperança e de sonhos.  A definição de Bartolomeu é perfeita:
 "Menino tem olhos novos e coração descansado"
 Então faremos como as crianças, a cada dia renovando o olhar e acalmando o coração, a fim de enxergamos um mundo mais feliz. Não esquecendo que criança também pode e deve ficar triste, magoada, chata, o que é normal em todo ser humano. Depois venho falar sobre isso...

Beijos e uma semana de paz.





3 comentários:

  1. Amei, Silvia,
    Eu também ando sempre com um livro na bolsa ou às vezes uma revista de educação. Nunca se sabe quando teremos uma oportunidade...A leitura faz tudo passar mais rápido. É ótima para filas de banco, engarrafamentos etc... Quero ler os dois livros do John. Vc me empresta?
    bjocas!

    ResponderExcluir
  2. Estou encantada pelo seu blog, como você escreve bem! O mundo fantasioso da Shirley faz parte da biblioteca de classe do 3º ano, são livros realmente lindos! Parabéns queridona!

    ResponderExcluir