terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Tudo bem ser diferente!

Flávia e o bolo de chocolate

Míriam Leitão
Ilustrações de Bruna Assis Brasil
Editora Rocco


   A história começa assim:
"Rita era uma mulher muito boa,especial mesmo. Só andava meio triste. E ficava cada dia mais triste. Queria muito ter um filho,mas não conseguia. 
Um dia,ela, de tanto pensar,encontrou a solução:
          - Vou procurar uma criança que não tenha mãe e que me queira."(pág.4)

         E assim Rita fez. Procurou e achou uma linda garotinha! Deu-lhe o nome de Flávia.
         Rita passeava com Flávia pelo bairro e exibia com orgulho sua amada filha.
        Um dia uma vizinha invejosa disse para Rita que ela e sua filha não eram parecidas porque eram DIFERENTES uma da outra.
- Sei sim! Vocês são muito diferentes e por isso está na cara que ela não é sua filha - disse a vizinha" (pág. 9)

      Rita nem ligou,porque não se importava com as diferenças.
      Flávia foi crescendo,sempre muito feliz,até que num belo dia acordou chateada. Chamou sua mãe e disse que queria ser branca como ela e que não gostava de ser marrom. Disse também que odiava essa cor e tudo que era dela.


Então,para desespero de Flávia,Rita decretou que na casa delas não teria mais nada marrom: nem bolo de chocolate,brigadeiro,sorvete de chocolate...nada!
    Um dia a menina acordou com vontade de ir à praia, aí a mãe falou que não poderia ir à praia porque o sol iria bater em sua pele branca e ela seria uma mãe marrom e Flávia não gostava de marrom...
    Flávia queria saber porque ela era marrom e a mãe era branca. A mãe lhe explicou que as pessoas são iguais,porém são diferentes e que até as pessoas gêmeas não são tão iguais assim.
   Flávia começou a observar ao seu redor e a perceber que as pessoas são DIFERENTES.


"Não tem melhor nem pior. O legal é cada um gostar de ser do jeito que é." (pág.32)
          E Flávia aceitou sua cor! E pediu para a mãe fazer um bolo de chocolate bem marronzinho!


 "- Bem assim da minha cor! 
            Disse Flávia orgulhosa." (pág.35)

Excelente história para trabalhar assuntos tão delicados: diferença, preconceito e adoção.
A autora conta de maneira bem humorada uma história que é a realidade de muitas famílias.
Há tempos que sou fã da ilustradora Bruna Assis Brasil, porque suas ilustrações são alegres e dão leveza a assuntos tão sérios e delicados. Percebi isso também no livro Malala,a menina que queria ir para a escola. Da autora Adriana Carranca, editora Companhia das Letrinhas.



 Quando li essa história da Flávia e o bolo de chocolate, lembrei imediatamente de uma situação que passei anos atrás:
Estava no meu trabalho, quando alguns alunos falaram que uma determinada aluna era parecida comigo (crianças de 4 anos). Lembro que a menina ficou super ofendida e falou tranquilamente que ela não era parecida comigo, porque eu era negra e ela não, sendo que a menina era tão negra quanto eu! Então percebi que a menina não aceitava ser do jeito que  era e sofria muito com isso. Após uma conversa com a professora a turma foi levada à biblioteca onde foi feito um trabalho utilizando o livro Peppa, de Silvana Rando, Editora Brinque Book.
Esse livro conta a história de uma menina que não gostava de ter os cabelos cacheados e fez questão de alisá-lo. Essa também era uma das características da aluna. Foi feito um trabalho de aceitação e auto estima,mostrando para as crianças que as diferenças existem,mas que cada um tem sua beleza.
Alguns anos depois essa menina me procurou e disse que me achava muito bonita,que adorava meus cachos e que ela estava deixando de alisar os cabelos porque queria ser bonita igual a mim! Gente,que felicidade! Não consigo nem descrever! Isso significa que "a ficha caiu" e ela percebeu que ela é linda do jeito que é.

O trabalho de auto estima tem que ser realizado em conjunto,família e escola. Temos que falar de diferença,discriminação,auto estima sim!
Acho que a autora Miriam Leitão poderia ter explorado mais o assunto doação,a mãe deveria ter explicado para Flávia que ela não nasceu da barriga dela e ter falado mais no assunto,mas isso não tira o brilho e o encanto dessa bela história.
Entrou na minha lista dos favoritos! Vou usá-lo bastante!
E para comemorar os projetos que virão,podemos fazer um delicioso bolo de chocolate!

Anote aí a receita:




Delícia de livro! Delícia de receita! Combinação perfeita!
Bjs,com sabor de chocolate! rs
Silvia

         

2 comentários:

  1. Silvia,
    Gostei do post. O livro da Míriam Leitão já está na minha
    lista de compras. Gostei também da receita do bolo de
    chocolate.
    Beijo para você,
    Cristina

    ResponderExcluir