sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

O que é que a baiana tem?

Tabuleiro da Baiana

Elma
Paulinas



Livro gostoso, igual aos quitutes da baiana!
Elma conta de forma poética a história de Arminda, uma baiana que levava quitutes em seu tabuleiro e enchia a rua com sabores e alegria.
Vendia acarajé,tapioca, cocada... De dar água na boca durante a leitura!



Certo dia Arminda não apareceu. Nem no outro. No outro também não. O povo sentia falta, mas não sabiam o motivo.
No sétimo dia de sua ausência quem apareceu foi sua filha Arlete,dizendo:
"- Mainha ficou em casa. Não vem mais, não!"
Arlete contou que os segredos da cozinha foram ensinados por sua avó, Dos Anjos, que agora temperava a vida dos santos lá no céu.
A rua voltou a encher de pessoas querendo provar os quitutes de Arlete. Às vezes Arminda aparecia para contar histórias.

Tabuleiro farto de delícias: quitutes, histórias e afeto!
Tradição, cultura, coisas boas que vão passando de geração em geração.

"Tem acarajé e abará
           açará, tapioca e munguzá

          Tem caruru, queijada,

        cocada preta, branca e queimada.

         Tem beiju e tem beijinho"



Dá até vontade de sair por aí cantando e dançando a música de Dorival Caymmi!

 No Tabuleiro Da Baiana
Dorival Caymmi
  
No tabuleiro da baiana tem
Vatapá, oi
Caruru
Mungunzá
Tem umbu
Pra ioiô
Se eu pedir você me dá
O seu coração
Seu amor de iaiá

No coração da baiana tem
Sedução
Canjerê
Ilusão
Candomblé 
Pra você

Juro por Deus
Pelo senhor do Bonfim
Quero você, baianinha, inteirinha pra mim
E depois o que será de nós dois
Seu amor é tão fulgáz, enganador

Tudo já fiz 
Fui até num canjerê
Pra ser feliz
Meus trapinhos juntar com você
E depois vai ser mais uma ilusão
No amor quem governa é o coração

No tabuleiro da baiana tem
Vatapá, oi
Caruru
Mungunzá
Tem umbu
Pra ioiô
Se eu pedir você me dá
O seu coração
Seu amor de iaiá

No coração da baiana também tem
Sedução
Canjerê
Ilusão
Candomblé 
Pra você

Bom final de semana!
Bjs
Silvia

Um comentário: