quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Sábado na livraria

Sylvie Neeman
Ilustrações de Olivier Tallec
Cosacnaify




Sabe aquele livro que é tão encantador,que se você contar a história toda acaba perdendo a graça para quem vai ler depois? Então,esse livro é assim.
Vou contar um pedacinho rapidamente:
Uma livraria daquelas que a gente vê na rua e dá logo vontade de entrar de tão aconchegante. A menina frequentava a livraria todos os sábados, o senhor também. Ela lia gibis e e ele sempre lia o mesmo livro grosso. Ela ria durante a leitura. O velho enxugava as lágrimas e isso intrigava a menina. Ela ia à livraria para ler, mas não deixava de observar que aquele senhor também ia todos os sábados e ela prestava atenção a tudo que ele fazia. Achava que ele deveria comprar aquele livro, já que sempre lia o mesmo.


Um dia ele não apareceu. Ela ficou preocupada, achou que pudesse estar doente. 
A menina curiosa pegou o livro dele para tentar entender porque ele gostava tanto, apesar de chorar quando lia. 
O livro não tinha nenhum desenho colorido e era pesado. Ela pensou então que talvez ele não aguentasse mais o peso do livro e por isso não iria mais à livraria.


Os dias se passaram e faltavam três dias para o Natal quando o velho voltou e sentou-se na mesma poltrona de sempre, mas não encontrou o livro na estante.
A vendedora o informou que o livro havia sido vendido naquela manhã, presente de Natal.
Ele despede-se da vendedora que o entrega um embrulho e pede para que não deixe de visitar a livraria.

Aí que enxuga as lágrimas sou eu,né?

Lembrei de uma livraria aqui da minha cidade. Pequena, aconchegante, onde vou de vez em quando, mas quando vou fico horas lá dentro! Conheço o dono e os vendedores. Mexo em todo o acervo, principalmente infantil e ainda peço desconto! rs

O livro Sábado na livraria tem como título original Quarta-feira na livraria, dia em que as crianças francesas têm o hábito de fazer este passeio. Como aqui no Brasil isso acontece geralmente aos sábados, a autora concordou em alterar o título.


Sylvie Meeman é suíça e este foi seu primeiro livro para crianças. Não sei se já tem outros.
O ilustrador Olivier Tallec é francês. Em pesquisa na internet descobri que ele tem outros livros laçados aqui no Brasil. Todos já na minha listinha, pois seus desenhos são maravilhosos!



Para quem ainda está de férias dá até para visitar uma livraria hoje, quinta feira.
Boas leituras
Bjs
Silvia

2 comentários:

  1. Olá! Adorei a sua dica! Reúno livros de literatura infantil que tratam sobre livros, livraria, leitores, leitura e amor aos livros. O seu Blog é uma ótima fonte para aquisição de livros infantis! Parabéns! Abraços

    ResponderExcluir