quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Um outro olhar

Os Invisíveis

Tino Freitas
Ilustrações de Renato Moriconi
Editora Casa da Palavra


Hoje um aluno do 5º ano me mostrou um livro que ele trouxe de casa. Disse que iria me mostrar porque eu iria gostar. 

Realmente, achei o livro é incrível!

Naquele alvoroço de pré-adolescentes conversando e falando muito alto,peguei o livro e passei os olhos pelo texto. Li todo e o entreguei ao aluno, que imediatamente disse:
-Leia novamente, porque você não leu as imagens."
Fiquei muito sem graça e recomecei a leitura,dessa vez muito atenta às imagens!
"Era uma vez um menino com um super poder: na sua família, só ele via os invisíveis."

Ao perceber a mensagem,fiquei chocada ao perceber o quanto somos "cegos"!
O livro é um alerta sobre a invisibilidade social, a qual praticamos diariamente.
Um contraste do olhar atento e puro da criança, com a cegueira egoísta dos adultos.
Nós adultos enxergamos apenas o que nos convém,enquanto as crianças conseguem observar o mundo ao redor e nas diferenças.


A pressa do dia a dia não nos deixa ver o próximo e muitas vezes não enxergamos nem quem está ao nosso lado, em nossa casa.



O tempo passou. O menino cresceu, estudou, casou, envelheceu e esqueceu que um dia teve um super poder.

Fiquei impressionada com tanta sensibilidade!

Um alerta para ficarmos atentos.

Li a história para os alunos e pedi para que prestassem muita atenção ao texto e às imagens.
Fiquei feliz porque a maioria percebeu e alcançou o recado.
A leitura de Os Invisíveis gerou um delicioso debate sobre enxergar o próximo, ao redor e a nós mesmos.
Foi ótimo!
Imprevisto que veio para somar.
Bjs 
Silvia

Nenhum comentário:

Postar um comentário