quinta-feira, 4 de julho de 2013

Ventinho bom!

Um pé de vento

André Neves
Editora Projeto



   Dia frio. Alguns alunos voltavam do almoço. Convidei para ouvirem uma história. Fui até a estante e escolhi um livro que combinava com o dia,frio e bonito,vento teria tudo a ver. Então peguei UM PÉ DE VENTO, de André Neves, editora Projeto.
   Sentamos em círculo e começamos a leitura. História linda que fala poeticamente sobre a amizade. Amizade embalada pelo vento. A menina, a árvore e o menino. Cumplicidade dividida com o vento que leva e traz sentimentos, entre eles a saudade.


   O menino, Cristalino, quer saber para que serve o cata-vento. Íris, a menina responde que é para prender sentimento no coração. Ela corre ao redor da árvore segurando o cata-vento que roda com o vento. Íris e Cristalino brincam em uma tarde de domingo. O autor faz uma pequena referência às parlendas e relembra algumas brincadeiras de infância. Um aluno interrompe a leitura e fala animado que conhece várias brincadeiras e recita para a turma. Então brincamos todos:Íris, Cristalino, o vento, as crianças e eu.
   Íris tem que ir. Se despede de Cristalino.
"Para onde ele foi? Ninguém sabe. Talvez ele seja imaginação transparente e brilhante como cristal."
     A história termina, vejo a emoção nos olhinhos de algumas crianças. Eles se despedem e voltam para a sala de aula. Ao final do dia,uma surpresa! Uma aluna volta à biblioteca e me presenteia com um cata-vento que acabara de fazer na aula de artes. A emoção agora é minha!Me faz pensar na importância da leitura e de como passamos isso para as crianças.


    Não podemos deixar de ler para as nossas crianças,porque elas guardam no coração.
Bjs



2 comentários:

  1. Sílvia,
    Lindo relato!
    "Um pé de vento" de André Neves
    emocionou e deixou os corações
    aquecidos.
    beijo
    Cristina Sá
    cristinasaliteraturainfantilejuvenil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gatinha, estou apaixonada pelo livro "Viveiro de Pássaros" do Braguinha, ele faz parte da biblioteca de classe da minha turma. A história é linda e as ilustrações, belíssimas, dá vontade de colar as páginas do livro no quarto do João... Beijos!!!!

    ResponderExcluir