A menina do País das Neves
He Zhihong
Editora SM
A autora chinesa conta a história de sua mãe.
A menina Fang vivia com a família no extremo norte da China. Apesar de ser muito inteligente, não frequentava a escola, pois sua mãe estava muito doente e a menina era responsável por cuidar da casa e de seu irmão. Às vezes, Fang desviava o caminho para apanhar lenha e corria para a janela da escola para ver as crianças estudando e ouvir as explicações da professora. Sonhava com o dia em que iria estudar com eles! Realizava as tarefas do lado de fora e ficou estudando escondida por um longo período, até que um dia respondeu a tarefa tão alto,que a professora descobriu que a menina estava ali...
História de persistência. Nos ensina que quando temos um objetivo devemos perseguir até alcançá-lo.
Fang nunca desistiu. Enfrentou um rigoroso inverno e não se intimidou ao ter que escrever no chão ,na neve. E não teve medo de enfrentar a tradição chinesa de que as meninas não poderiam estudar porque deveriam ficar em casa para aprender as tarefas domésticas. A menina estudou bastante e chegou à universidade.
Lembrando que se trata de uma história real. E essa história não acontece só na China. Existem muitas Fang no Brasil. Muitas de nossas crianças também são privadas do direito de estudar, porque são obrigadas a trabalhar para sustentar suas famílias.
Esse livro tem o apoio da Anistia Internacional, que está atenta a esse problema e procura resolver e ajudar crianças que se encontram nessa situação em várias partes do mundo.
Essa história possibilita o debate de várias questões a serem discutidas.Vamos deixar o nosso "universo particular" um pouco de lado e abrir os olhos para observar a necessidade do próximo.
Visitando o site da escritora e ilustradora He Zhihong descobri outros livros bem bonitos e interessantes. Pesquisei no site de uma livraria e descobri que são vendidos no Brasil, mas ainda não foram traduzidos.
Boas leituras
Bjs
Silvia,
ResponderExcluirComovente história. Obrigada por me apresentar a escritora
He Zhihong.
Já coloquei A MENINA DO PAÍS DAS NEVES na minha
listinha.
beijo,
Cristina
Muito, muito bom.
ResponderExcluirSua postagem me fez lembrar de uma outra que li em outro blog sobre mulheres que atravessavam caminhos perigosos e cheios de neve para ensinarem crianças que não tinha acesso à escola e a maior recompensa delas era ver que uma criança tinha sido alfabetizada.
Gostei! Parabéns pela postagem.
Abraços e ótimo dia.
Me identifico com histórias de persistência.Sabe o título dessa outra história que vc leu? Ainda não conheço,gostaria de ler.
ExcluirObrigada por visitar meu blog. Volte sempre! rs