![]() |
Foto pesquisada no Google |
Segundo o site da Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro:
Fonte: http://www.cultura.rj.gov.br/apresentacao-espaco/biblioteca-estadual-infantil-anisio-teixeira-beiat"A Biblioteca Estadual Infantil Anísio Teixeira é cercada de muito verde, brinquedos, livros, crianças e atividades artísticas e culturais, no Campo de São Bento, em Icaraí. Seu objetivo é formar leitores em todas as classes sociais na faixa etária de 3 a 14 anos.No seu acervo, mais de 13 mil volumes, incluindo obras de ficção, referência, periódicos, materiais para atividades recreativas, além dos tradicionais contos de fadas, lendas, fábulas, poesias, folclore e aventuras. Há também revistas em quadrinhos, arquivo de gravuras, folhetos e recortes de jornais para pesquisas.A BEIAT, além da pesquisa escolar, oferece orientação à leitura e empréstimo domiciliar. E, entre suas atividades, estão a Hora do Conto, realizada semanalmente; encontro com autores; lançamentos de livros; exposições; peças teatrais; oficinas diversas; feiras de livros e cursos.A Biblioteca Estadual Infantil Anísio Teixeira, localizada no Campo de São Bento, em Icaraí, foi inaugurada em 11 de fevereiro de 1980, mas só foi aberta ao público a 3 de março.A escolha do seu patrono, Professor Anísio Teixeira, grande inovador no campo da educação e motivador para a instalação de bibliotecas no país, deve-se a sua defesa pela leitura. Segundo ele, as bibliotecas são instituições fundamentais da Educação e antecedem à própria Escola.A biblioteca conta com a presença de cerca de mil usuários por mês. Isso se dá, também, graças à parceria que a biblioteca faz com as escolas de Niterói e municípios vizinhos, contribuindo na formação dos leitores do futuro."
Projeto: Férias na BEIAT - 2008 |
Alguém consegue acreditar que mesmo com toda essa importância para a população de Niterói, a BEIAT encontra-se fechada desde FEVEREIRO de 2010?
A Secretaria afirma que é por motivo de obras, mas passo constantemente por lá e não vejo sinais de obras! Muito pelo contrário,vejo um total abandono, o que me dá muita tristeza. Fico imaginado os livros se estragando lá dentro e lembro da época em que ali existia muita vida! Tenho uma relação afetiva com a BEIAT porque fui estagiária lá, no início do curso de Biblioteconomia. Sempre levei minha filha, desde bebê, para participar das atividades e mais tarde,em 2008, trabalhei como voluntária no projeto "LEITURAS NO CAMPO".
Leituras no Campo - 2008 |
Leituras no Campo - 2008 |
O projeto era delicioso! Ainda lembro dos sábados de sol em que ia com a cestinha repleta de livros para o Campo, esticava um pano, arrumava os livros e em minutos já estava rodeada de crianças!
Não esquecendo dos muitos amigos que fiz! Da direção à equipe da limpeza,outros voluntários, professores dos cursos... todos com muito amor pela Biblioteca. Tudo na BEIAT acabava em festa, com bolo e tudo! Éramos felizes e não imaginávamos que um dia tudo iria acabar.
Se a população não se mexer, não vai abrir nunca!
ResponderExcluirConcordo. Por isso abordei esse assunto,para ver se juntos conseguimos reabrir a BEIAT.
ResponderExcluirSilvia como faço para assinar essa petição?? Vamos movimentar via FB!!!!Eu te ajudo!!!
ResponderExcluirJá assinei e compartilhei o site no FB !!
ResponderExcluirEstou adorando seu BLOG!!
Parabéns!!
Obrigada, Mari. Bjs
ResponderExcluir